segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Shiatsu


A palavra japonesa Shiatsu significa pressão ("Atsu") com os dedos ("Shi").
O Shiatsu é uma das ramificações da MTC (Medicina Tradicional Chinesa) que trabalha com pressão com os dedos (parecido com uma massagem) em cima dos canais de energia do corpo (meridianos), assim equilibrando o fluxo da energia vital ("Ki"). Também actuam neste fluxo energético o Do-in, a Acupuntura, o Anma, entre outras terapias.
O Shiatsu é recomendado contra problemas de coluna, stress, insónias, problemas de deficiência funcional de órgãos, como problemas de rins, problemas psicossomáticos como depressão e baixa auto-estima.
O Shiatsu não é recomendado para infecções, doenças contagiosas, fracturas, varizes ou como terapêutica única do cancro. Deve ser usado criteriosamente nos primeiros três meses da gestação, uma vez que há pontos de pressão (tsubôs) contra-indicados.
O fluxo da energia vital faz-se por meio de canais no corpo humano, conhecidos como "meridianos". Em alguns pontos esta energia pode ser interrompida por algum distúrbio, tendo seu fluxo prejudicado, gerando situações de excesso de energia ki ("Jitsu") antes do tsubô e deficiência de energia ("Kyo") depois do ponto. O Shiatsu actua equilibrando os meridianos Jitsu e Kyo, normalizando o fluxo da energia ki. Ao equilibrar e normalizar o fluxo de ki, proporciona-se ao organismo as condições de bom funcionamento. As doenças seriam causadas pelo desequilíbrio no fluxo de ki.
Há doze meridianos pares, ou seja, existentes simetricamente dos dois lados do corpo. Há também dois meridianos ímpares, ou seja, únicos, que percorrem o eixo do corpo (este dois meridianos são conhecidos como "artérias").Cada meridiano está relacionado a certas características orgânicas, psicológicas ou emocionais. Apesar de identificado pelo nome do órgão ou função a que se relaciona mais, não afecta exclusivamente apenas um órgão.

Sem comentários: